domingo, 4 de maio de 2008

fdsemana grande no meu alentejo


chegar e ter a casa limpinha e a cheirar a detergentes é uma moda nova que é melhor nunca esquecer [lá vai o tempo de chegar-atacar-as-teias-de-aranha-limpar-limpar-limpar-desarrumar-dormir-arrumar-e-vir-embora-sem-tirar-partido-da-bela-vida-do-campo!]. desta vez, nem ervas apanhámos!

o meu alentejo é lindo e eu ás vezes esqueço-me... daí as ausencias e as teias de aranha!!

dormir muito, comer bem e sem horas, adormecer ao som dos bichos lá fora, acordar com os chocalhos das vacas, estremecer com a passagem do combóio.

apanhar laranjas com botas de borracha até ao pescoço, não vão aparecer as cobras.

ir á aldeia ali ao lado comprar pão e levar com a cara de 'mas por acaso acha que a estas horas ainda há pão??'. claro que não... as 30 velhotas despacham-no antes das 8h, que 'aqui somos alentejanos mas nã somos preguiçosos' [fico sempre a pensar o que terá tanto para fazer aquela população com idade média superior a 60 anos, depois de comprar o pão...]. há muitos anos que passámos a ir ao pão depois das 11h da noite, na 1a fornada do dia [pipalarica 1 - velhotas zero!]

na aldeia ao pé do meu alentejo contrasta a população envelhecida com um parque infantil muita modernaço, no coração da aldeia, em pleno largo-da-estação onde devia estar o posto médico que de 15 em 15 dias é igreja, de 15 em 15 recebe o médico. acredito que os 4 gaiatos da aldeia vao disfrutar das giringonças-coloridas. tenho a certeza que as velhotas agradeciam receber mais vezes, tanto o padre como o sodotor!

o combóio passa. pouco, mas passa, apita e junta-se ao silencio da estação [linda mas] vazia.

no quintal do meu alentejo há rosas que cheiram a pó talco. em casa, ha cheiros que avivam sentimentos, há cantinhos que lembram histórias, ha paredes que tem ouvidos, ha memórias que alimentam o coração.

no meu alentejo
o sol é brilhante,
o ar quentinho abraça-nos e aconchega,
o por-do-sol encanta
o barulho do silencio embala

2 comentários:

Soph disse...

Sabes que mais?????????

O teu alentejo... apetece-me!
:)

rosinha_dos_limoes disse...

LOL eu gosto desse alentejo, ainda no fds passado lá estive ... e confirmo, comprar pão e por carne para assar no forno do padeiro é ás 6(!!sim 6!) da manhã ... pela minha sogra ... porque nós lá estavamos e feito no forno do padeiro é melhor e bla bla bla :o)
Ela quando não tem nada para fazer arranja :o) estamos sempre a dizer que manterem-se activos é bom, mas não é preciso fazer sacrificios ... mas acho que já não o sabem fazer de outra maneira :op
(e pronto ... ando semanas sem vir aqui e deixo um testamento ;o))