segunda-feira, 30 de novembro de 2009

no Banco Alimentar.

entregam-se sacos vazios e um sorriso.
recebem-se sacos cheios, mil sorrisos e histórias de vida.

Todos os anos a mesma coisa.
Todos os anos diferente: supermercados diferentes, clientes diferentes, voluntários diferentes, diferentes maneiras de ser solidário, diferentes maneiras de interagir... a mesma sensação boa por cada saco recebido e sorriso trocado.

histórias de vida. conversas rápidas. olhares que falam. cumplicidades.

o senhor que deixa um carrinho cheio de compras e leva o saquinho do BA com 3 pacotes lá dentro. As compras que foi fazer são todas para dar.

"OBRIGADA, MUITO MUITO Obrigada", " Oh menina, não agradeça tanto, que não é para si!" mas é como se fosse

o casal que pede mais um carrinho e na volta o devolve cheio, com moeda e tudo, mais uma caixinha de ferrero rocher "mas esta não é para pôr no cesto, é para voces que também merecem"! comove-me.

o senhor que diz que "isto anda tão mau..trago o dinheiro contado...". na volta traz-nos um sorriso e uma embalagem de flocos! em tempo de crise a solidariedade é ainda maior! os meus olhos enchem-se de água.

"ai menina que grande aparelho que tem nos dentes!! eu tb devia ter usado em nova, mas agora ja sou velha e com a quimioterapia e radioterapia estragaram-se-me os dentes todos... (...) mas isso da saude não é nada, vocês sim, são uns valentes e merecem muito, por estar aqui com este frio!" numa mão empurra um cestinho de rodas, na outra uma bengala e lá vai ela por ali fora, não sem antes nos deixar um pacotinho de arroz "que isto anda mal e não dá para mais". sorrio, respiro fundo para nao chorar e aperto-lhe o braço já que o que me apetece é abraçá-la

o senhor da carrinha, que se reformou e dedica todo o tempo aos voluntariados "agora depois da reforma é que eu aprendi grande lições de vida...aprende-se muito quando se anda na rua..."

histórias, histórias, histórias. reais, vividas na 1ª pessoa e que deixam um nózinho na garganta.

é nestes dias que se cresce. muito.

é nestes dias que mais se enche o coração. com desconhecidos.


*

4 comentários:

Criança em Crescimento disse...

:)
Que coração lindo o teu, meu amor! E o meu rebenta de orgulho por ter a sorte de ser tua irmã!

nat disse...

Em Maio já sabes!! O Lidl de Loures espera por ti novamente!!

Soph disse...

Amanhã queres ir fazer Volta comigo?! :)

InêsN disse...

:))

Fiz o Banco alimentar um ano e espero voltar a fazê-lo com os meus miúdos :D

(vou pensar na ideia dos workshops!!)